segunda-feira, 26 de março de 2012

Acampar com chuva!?



Acampar é literalmente viver com a natureza e conviver com as coisas boas, como as belas paisagens, ar puro, verde das arvores, entre tantas coisas  inspiradoras, saiba se proteger no caso de chuvas inesperadas! Afinal estamos na natureza e ela nos oferece imprevistos inevitáveis. Por isso precisamos nos preparar para esses eventos e curtir da melhor forma possível.

ALGUNS PASSOS IMPORTANTES:

1. Pense a respeito do local das suas férias, jornada ou expedição. Esteja preparado, pesquise sobre a região onde você pretente acampar, a época do ano e principalmente veja a previsão do tempo antes de ir viajar. Esses detalhes são importantes para você considerar todas possibilidades e se equipar bem para enfrentar tempos chuvosos e outros imprevistos da região.

2. Compre a barraca certa. As barracas são fabricadas em modelos diversos que servem para as mais variadas situações, indo desde campings em praias e campos até acampamentos base em alta montanha (acima dos 6-7 mil metros de altitude). Saber escolher uma barraca levando em conta as suas necessidades é essencial. (Veja o artigo sobre os tipos de barracas).

3. Arme a barraca apropriadamente. Coloque uma lona sobre a barraca antes de armá-la, veja se a lona cobre toda a extensão da barraca com folga. Coloque uma lona também em baixo da barraca, isso ameniza a humidade do chão no piso da barraca. Evite armar a barraca sobre irregularidades como: inclinações, montes e terra fofa. Tente armar a barraca no local mais alto do acampamento e plano. Amarre bem as cordas e as deixe bem esticadas, mas sem forçar a costura. Não arme sua barraca proximo a rios, lagos ou do mar.

4. Use uma lona como cobertura adicional ou um capacho. Se possível, amarre a lona nas árvores, cabos ou qualquer coisa alta até mesmo seu carro), para criar um telhado sobre a barraca. Isso vai ajudar a impedir a chuva de cair diretamente em cima da barraca. Esta é a solução mais fácil para acampar com um carro. A lona auxilia também a colocar os itens como: botas molhadas, sapatos, casacos para secar antes de levá-los para dentro da barraca. Leve casacos resistentes a água e fáceis de secar para facilitar as coisas - invista em uma boa proteção para manter-se seco e aquecido.

5. Verifique se a ventilação está adequada. A humidade da sua respiração na barraca pode condensar e causar uma chuva particular dentro da barraca. Ventilação adequada é a melhor resposta para impedir a condensação. Lembre-se, quanto mais ventilação, menos condesação.

6. Mantenha toalhas e panos de secagem rápida (toalhas super absorventes) prontos para secar o interior da barraca. Se o temido fluxo de água adentrar sua barraca apesar de tudo, seque com estas toalhas, torça e pendure para secar. O mais rápido você secar a água, menos ela vai invadir a barraca. Vale a pena sair de seu confortável saco de dormir e verificar porque a água está entrando - talvez a cobertura precise de ajustes ou mais ventilação é necessária.

7. Leve as coisas certas: Mantenha uma muda de roupa seca em uma sacola a prova dagua. Caso tudo dê errado e a água invada a barraca, você vai precisar de roupas secas. Tenha sapatos fáceis de calçar ou chinelos do lado de fora da barraca. Capas de chuva devem ficar dentro da barraca a noite. Pode estar um céu estrelado e uma noite agradável, mas se a tempestade chegar na calada da noite é bom tê-la por perto. Para aqueles que estão acampando no carro, leve guarda-chuvas extras. Opção para regiões frias ou com tendencia a mudanças bruscas no tempo: Tenha aquecedores de mãos e luvas apropriadas. Luvas leves e a prova dagua podem impedir que suas mãos congelem quando estiver armando ou desarmando sua barraca na chuva.

8. Tenha coisas interessantes para fazer quando estiver preso na barraca o dia todo. Leve livros, jogos, material de desenho, seu diário - qualquer coisa que caiba na sua mochila e que seja do seu interesse. Um jogo útil para levar é um baralho (váras brincadeiras são possíveis) e ocupam pouco espaço.

9. Desmonte a barraca com cuidado. Limpe bem sua barraca e nunca guarde-a molhada ou úmida. Em caso de imprevistos, guarde-a com cuidado e arme-a novamente na primeira oportunidade em local seco e deixe-a secar ao sol. Não use agentes químicos, sabão neutro, pano com agua é o suficiente.

DICAS

• Se estiver com o carro, estacione de modo a usá-lo para fornecer um abrigo, pode ser uma opção extra, e aconchegante para usar enquanto chove.
• Uma barraca do tipo quatro estações é feita para o inverno frio, e não vai necessáriamente oferecer proteção melhor contra a chuva. Ela é feita para resistir a neve e ventos fortes. Usar este tipo de barraca no verão significa carregar mais peso. Vai ter menos ventilação que uma barraca 3 estações.
• Use equipamentos resistentes a água e se possivel a prova d’agua. Compre equipamentos a prova dagua de qualidade. Seda seca mais rápido que algodão, e portanto, pense em usar lençóis de seda. Se você estiver acampando com carro, tenha certeza que seus travesseiros e roupa de cama seja do tipo que seque rápido.
• Se ainda estiver chovendo quando for a hora de ir embora, você vai ter que desmontar a barraca debaixo de chuva. Seu equipamento não vai ter a chance de secar, e vai ter que ser guardado molhado. Quando chegar em um destino seco não esqueça de limpar e secar seu equipamento imediatamente, não guarde nunca ele sujo ou molhado, preserve a durabilidade dos seus equipamentos.

Fonte: http://www.nautika.com.br/

4 comentários:

  1. É isso ai Luís!!!

    Sejam bem vindos ao mundo dos blogueiros campistas...

    Seu blog está de Parabéns... A partir de agora vou estar sempre aqui...

    abraço e saudações campistas!!!

    Júlio e Laura (Camping Mais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pessoal! Obrigado pela visita!
      Com certeza será retribuída muitas vezes.

      Abraços,

      Excluir
  2. Parabéns o blog é sensacional ok

    ResponderExcluir
  3. Realmente, estávamos navegando pelas dicas do blog e é sensacional!! Este post é o melhor disparado!!

    Curtimos dar rolê de bike e as dicas servem também.
    Trilhas de bicicleta no interior de SP!

    ResponderExcluir