terça-feira, 27 de março de 2012

Dicas para um acampamento sem dor de cabeça.

Fala pessoal!
Resolvi fazer uma compilação de diversos sites com as melhores dicas para acampamento. 
Como ainda estamos aprendendo serve como uma bela aula! Espero que gostem.
Vou editando com novas dicas conforme for vivenciando novos acampamentos.

1. Analise os outros campistas. Quando chegamos em um camping e nos deparamos com outros campistas já acampados esta é uma boa oportunidade para analisar como as barracas estão montadas, para que lado, local, etc. Virar a barraca para a direção contrária do vento por exemplo pode transformar seu "lar" numa bela sauna. Então observe os mais experientes. 

2. Descubra onde o sol nasce. Ja montei barraca em local onde pegava sol o dia todo! Ficou muito quente!



3. Olhe para cima antes de montar acampamento. Já imaginou você acampar embaixo de um coqueiro cheio de cocos prontos para cair encima de você? O mesmo vale para galhos secos. Acredite numa tempestade de verão estes galhos secos podem vir abaixo.

4. Cuidado com os terrenos ingremes, mesmo que seja uma leve inclinação dentro da barraca pode fazer uma bela diferença. Prefira sempre terrenos planos e altos.

5. Cuidado com lonas embaixo das barracas. Podem proteger, mas se você deixar muita folga para os lados a chuva irá cair e correr pra deixaixo da barraca. Então como a água vai ficar empoçada sem o solo para absorver pode acabar infiltrando. Eu prefiro colocar uma tela. Assim protege e não empoça água.

6. Condensação! Isso parece que nunca vai te atingir, mas 2 pessoas dormindo numa barraca podem fazer o ar condensar e SHAZAM, chuva dentro da sua barraca. Fique de olho para nunca obstruir os "respiros" ou entradas de ar da sua barraca.


7.
Vivemos na era da informação certo? Então vamos fazer proveito disso! Sempre colete tudo o que puder de dados sobre o lugar onde você está indo. Princinpalmente sobre o tempo. Vai chover? Vai ventar? Quando o sol se põe? Nasce? Etc. Um bom site que gosto muito para isso é o: http://www.windguru.cz/pt/

8. Limpe o chão. Eu sempre gosto de levar uma vassoura sem cabo pra varrer bem o chão e tirar todas as pedrinhas, sementes, galhos pequenos de arvores etc. Ajuda a protejer o fundo da barraca.

9. Cuidado com as extensões. É comum quando acampar em campings vc puxar aquele rabicho para sua barraca. Então tenha certeza que sua extensão está em boas condições, se for plugar uma extensão na outra para aumentar o tamanho tenha noção de deixar o plug bem isolado com fita, afinal e se chover? E se a água fechar um curto? Se preocupe com isso também.

10. Insetos! Insetos! Ahhhhrg! Por mais bem cuidado e limpo que seja o camping os insetos sempre vão nos acompanhar. Por isso sempre, sempre mantenha sua barraca fechada. Mesmo durante o dia. Não seria nada agradável descobrir no meio da noite uma bela aranha andando encima do seu cobertor né?


11. Bexigas. Essa eu nunca tentei, mas vou testar. A idéia é você encher algumas bexigas (Balões) e colocar entre a barraca e o sobreteto, assim em teoria melhora a ventilação da barraca.

12. Vai acampar em lugar frio? Use algo que te isole do chão. Se não tiver colchão inflável tenha colchonete inflável, algo assim. Lembre-se que o ar é um exelente isolante térmico!

13. Olhar para baixo e ver se não tem formigueiro também é importante. Formigas preferem a noite para "trabalharem" então quando chegamos ao camping, muitas vezes está de dia e é mais difícil de vê-las então tem que prestar muita atenção, senão acorda com as formigas dentro da barraca (Dica enviada por: Júlio e Laura - Camping Mais)



5 comentários:

  1. Faltou não esquecer de sempre levar alguém que saiba montar a barraca! Eu como sou um beócio, já perdi horas tentando monta-las!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha. Montar é fácil! O problema é desmontar e fazer ela caber dentro do saquinho. Isso sim é um desafio! hehe

    ResponderExcluir
  3. Olhar para baixo e ver se não tem formigueiro também é importante... já tive o fundo de minha barraca cortada pelas famosas "formigas cortadeiras".

    Formigas preferem a noite para "trabalharem" então quando chegamos ao camping, muitas vezes está de dia e é mais difícil de vê-las então tem que prestar muita atenção, senão acorda cedo igual nós com as formigas dentro da barraca...

    Ah! O milagre de caber tudo no saquinho como vem de fábrica nas primeiras acampadas é quase missão impossível mas depois se bobear sobra até espaço!!!hehe

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a dica! Nunca tinha me ocorrido! heheh
    Atualizei o post com ela.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Otimas dicas, especialmente pra mim, que estou aprendendo acampar

    ResponderExcluir